• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu 2
  • Ir para a busca 3
  • Ir para o rodapé 4
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
Topo
Laboratório Nacional de Computação Científica

LNCC

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Instagram Linkedin Facebook YouTube
  • SDumont
  • Imprensa
  • SEI-MCTI
  • Webmail
  • Intranet
  • Fale Conosco
Destaques Result. Programas PCI-LNCC Resultado Final do 1º Processo Seletivo de 2021 Guia de Conduta
logo

O LNCC

  • Histórico
  • Missão
  • Estrutura Organizacional
  • Corpo Técnico Científico
  • Documentos Institucionais
  • Localização

Coordenações

  • Coordenação de Métodos Matemáticos e Computacionais - COMAC
  • Coordenação de Modelagem Computacional - COMOD
  • Coordenação de Pós-graduação e Aperfeiçoamento - COPGA
  • Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC
  • Coordenação de Gestão e Administração - COGEA

Pesquisa e Desenvolvimento

  • Linhas de Pesquisa
  • Produção Técnico-Científica
  • Projetos de P & D
  • Grupos de Pesquisa

Supercomputador SDUMONT - Computação de Alto Desempenho

  • Supercomputador Santos Dumont
  • CENAPAD
  • SINAPAD

Programas Nacionais

  • INCT-MACC
  • LABINFO
  • SINAPAD

Inovação

  • Incubadora
  • NitRio
  • Soluções para Empresas

Programas  Acadêmicos

  • Mestrado e Doutorado
  • Programa de Verão
  • Bolsas de Estudos

Eventos

Biblioteca

  • Biblioteca

Acesso à Informação

  • Institucional
  • Ações e Programas
  • Participação Social
  • Auditorias
  • Receitas e Despesas
  • Licitações, Contratos e Convênios
  • Servidores
  • Informações Classificadas
  • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
  • Perguntas Frequentes
  • Dados Abertos
  • Gestão Documental
  • Agenda do Diretor
  • Carta de serviço ao Cidadão
  • Sobre a Lei de Acesso à Informação
  • Assessoria de Comunicação
  • Ouvidoria
  • Comissão de Ética
  • Gestão de Riscos
  • Guia de Conduta
  • LGPD
 

BIBLIOTECA - DUVIDAS



Duvidas Frequentes

Se você tiver alguma dúvida que não esteja respondida nesta página, entre em contato.

1. Horário de atendimento
2. Inscrição na Biblioteca
3. Código de usuário
4. Senha da Biblioteca
5. Pesquisa ao acervo
6. Situação e localização dos livros
7. Empréstimo
8. Aviso de vencimento do empréstimo
9. Renovação de prazo de empréstimo
10. Reserva de livros emprestados
11. Multa por atraso
12. Perda de livro
13. Fotocópia e COMUT
14. Bases de dados da CAPES
15. Acesso Remoto
16. Livros eletrônicos
17. JSTOR
18. Elaboração de ficha catalográfica para minha tese, dissertação, etc.
19. Entrada com bolsa na Biblioteca
20. Penalidade pela não devolução da chave
21. Doação de livros



1. Qual o horário de funcionamento da Biblioteca?
A Biblioteca está aberta de segunda a sexta-feira de 08:30 às 17:00 horas.

2. Como posso me cadastrar na Biblioteca?
O cadastro é feita através do formulário que deve ser retirado na recepção da Biblioteca. Poderão inscrever-se servidores do LNCC, alunos inscritos nos cursos de pós-graduação do LNCC, pesquisadores, bolsistas, estagiários e profissionais vinculados a projetos de pesquisas, cujo tempo de permanência no LNCC seja superior a 6 (seis) meses.

Somente servidores fazem o cadastro sem a necessidade de um responsável. Os demais deverão ter um servidor responsável por sua inscrição na Biblioteca.

- Não tenho vínculo com o LNCC, posso utilizar a Biblioteca?

Sim. A Biblioteca do LNCC é aberta para consulta ao público em geral.

- Como posso atualizar meus dados?

Você poderá atualizar suas informações pessoais através do Meu Pergamum. Para isto acesse a página do Catálogo da Biblioteca, clique em Meu Pergamum, digite seu código e sua senha e depois clique em "Acessar". Vá até "Dados pessoais", atualize suas informações e depois clique em "Gravar". Você poderá também uma mensagem para o email library@lncc.br ou dirigir-se pessoalmente ao balcão de referência da Biblioteca.

3. Como saber o número do meu código de usuário?
O número de seu código de usuário será fornecido no ato da confirmação de seu cadastro na Biblioteca e estará na carteirinha do usuário que será fornecida naquela oportunidade.

4. Como cadastrar minha senha para utilizar a Biblioteca?
Sua senha deverá ser cadastrada na recepção da Biblioteca e deverá ter de quatro a seis números.

Esta senha e o número de sua matricula serão sempre solicitados nos empréstimos, renovações, reservas e quando você desejar ter acesso às suas informações no sistema.

5. Como posso consultar o catálogo da Biblioteca?
Nos terminais da Biblioteca ou em qualquer computador com acesso a Internet através do endereço http://pergamum.lncc.br/pergamum/biblioteca/index.php

6. Como sei onde o livro está?
Para saber a localização e a disponibilidade ou não de uma publicação você deve fazer a consulta e, em seguida, clicar em Exemplares para verificar se o livro está disponível. Quanto à localização você irá encontrá-la no item "Número de chamada"

7. O que posso levar emprestado?
Livros e teses ou dissertações que não foram defendidas no LNCC.

Obras de referência (dicionários, mapas, etc...) e periódicos não são emprestados. Só podem ser consultados localmente.

Os livros que fazem parte da bibliografia básica da pós-graduação só podem ser emprestados após as 12:00 horas de sexta-feira e devem ser devolvidos até as 12:00 da segunda-feira seguinte.

- Qual é o prazo de empréstimo das publicações?

Este prazo varia de acordo com a categoria de usuário e o tipo de livro. Na tabela abaixo informamos os prazos:

Consulta
Prazo de empréstimo das publicações:
Categoria de usuárioAcervo normalBibliografia BásicaTesesEmpréstimo Especial
Servidor15 itens por 60 dias5 itens5 itens por 30 dias3 itens por 3 dias
Alunos da PG/LNCC10 itens por 30 dias5 itens2 itens por 15 dias3 itens por 3 dias
Pesquisador colaborador10 itens por 30 dias3 itens3 itens por 15 diasnão permitido
Alunos Externos5 itens por 15 diasnão permitidonão permitidonão permitido
Estagiário ou Aluno de IC do LNCC3 itens por 15 diasnão permitidonão permitidonão permitido
Cooperativado3 itens por 15 diasnão permitidonão permitidonão permitido
Terceirizados3 itens por 15 diasnão permitidonão permitidonão permitido
Aposentados15 itens por 60 dias5 itens5 itens por 30 dias3 itens por 3 dias


- Localizei em outra biblioteca o livro que preciso. Posso pegar emprestado?

Este tipo de empréstimo é feito somente para servidores do LNCC. Se você é aluno da pós-graduação, bolsista ou pesquisador visitante poderá pedir ao servidor responsável por sua inscrição na Biblioteca, que faça a solicitação por você.

- Não sou cadastrado na Biblioteca do LNCC, posso levar livros emprestados?

Sim, por Empréstimo entre Bibliotecas, que você deve solicitar à biblioteca da instituição à qual você está vinculado.

8. Serei avisado do vencimento do prazo de empréstimo?
Sim. O Sistema Pergamum, utilizado pela Biblioteca do LNCC, envia automaticamente aos usuários com e-mail cadastrado aviso de vencimento do prazo de empréstimo através de correio eletrônico, porém, lembramos que o não recebimento desse aviso, por falta de luz, problemas com provedor, etc., não isenta os usuários das penalidades pelo atraso. Portanto, verifique sempre os prazos de vencimento dos livros em seu poder através da opção Acesso Usuário na página de consulta ao Catálogo.

Lembre-se de manter sempre seu e-mail atualizado junto a Biblioteca para que você possa receber mensagens lembrando o vencimento das publicações emprestadas e a chegada de livros reservados.

9. Como faço a renovação dos livros?
Acesse a página do Catálogo da Biblioteca, clique em Meu Pergamum, digite seu código e sua senha e depois clique em "Acessar". Selecione Renovação, marque cada item a ser renovado e clique, então, no botão Renovar. Confira as novas datas de devolução. Se você tiver o e-mail cadastrado na base de dados receberá uma mensagem confirmando a renovação.

ATENÇÃO:

- Se os livros estiverem com o prazo de devolução vencido, a renovação só poderá ser feita no balcão de recepção da Biblioteca;

- Caso haja reserva para o livro a renovação não será possível;

- Após a segunda renovação os livros deverão ser levados a Biblioteca para um novo empréstimo.

10. Como faço a reserva de um livro?
Faça a pesquisa do livro desejado acessando a página do Catálogo da Biblioteca. Ao encontrá-lo clique em Exemplares. Caso o livro esteja emprestado, clique no ícone Reserva. Digite seu código de identificação e sua senha e depois em Confirmar. Verifique se aparece a mensagem Reserva Concluída.

11. Há penalidade pela não devolução de um livro no prazo?
Sim. Os empréstimos em atraso estão sujeitos a multa diária no valor de R$ 2,00 (dois reais) incluindo sábados, domingos e feriados. As multas somente são abonadas com autorização da Comissão de Biblioteca.

ATENÇÃO:

Lembramos que enquanto não for efetuado o pagamento da multa você fica impossibilitado de efetuar novos empréstimos.

12. No caso da perda de livro como devo proceder?
Para que não ocorra multa, comunique à Biblioteca a perda antes do vencimento do prazo de empréstimo. Você terá um prazo de até trinta dias para fazer a reposição da obra por outra igual à que foi perdida ou outra do mesmo autor ou assunto correlato. Lembramos que enquanto não houver a reposição da obra você fica impossibilitado de efetuar empréstimos.

13. Posso tirar cópia do material da Biblioteca?
Sim, é possível tirar cópia de até 10% do conteúdo da obra, conforme a lei de direitos autorais.

- Como faço para tirar cópia do material da Biblioteca?

* Se você estiver no LNCC:
Se você fizer parte do corpo de servidores tiver vínculo com o LNCC, será feito um empréstimo temporário para que você providencie as cópias na sua Coordenação.

Se você for um visitante, um dos funcionários da Biblioteca irá informar o valor do serviço, emitir a Guia de Recolhimento da UNIão (GRU) e, após a entrega do comprovante de pagamento, providenciar as cópias em uma das copiadoras do LNCC.

* Se você estiver fora da Biblioteca:
O fornecimento de cópias de material disponível na Biblioteca é realizado através do Programa de Comutação Bibliográfica - COMUT ON-LINE ou através do endereço comut@lncc.br.

O fornecimento de cópias particulares será feito mediante depósito, no Banco do Brasil, no valor referente as cópias.

A guia de depósito está disponível no endereço:
https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp

As informações para o preenchimento da guia são:
Código da unid. Favorecida : 240123
Gestão : 00001
Código do Recolhimento : 28886-1
Descrição do Recolhimento : COMUT


Após efetuar o depósito o usuário deverá enviar cópia do comprovante para o fax 24-2233-6216. O valor das cópias será o mesmo cobrado pelo Programa COMUT-ONLINE.

- Posso pedir cópia de artigos que estão outras Bibliotecas?

Sim. Você deverá enviar a referência do artigo para o endereço comut@lncc.br que faremos a localização de uma Biblioteca que tenha o artigo em seu acervo e faremos a solicitação pelo COMT. Caso o artigo não seja localizado, o usuário será informado.

ATENÇÃO:

Este serviço é gratuito somente para pesquisadores com vinculo empregatício com o LNCC. Alunos da pós e bolsistas necessitam que o pedido seja autorizado pelo responsável por sua inscrição na Biblioteca.

14. Quais os periódicos e bases de dados que tenho acesso através do Portal CAPES?
A lista completa dos periódicos e das bases de dados disponíveis para acesso estão nos links Periódicos / Lista completa e Bases de Dados / Lista completa, respectivamente, do Portal CAPES.

- Como posso acessar as bases de dados e os periódicos da CAPES?

Você pode acessar as bases e os periódicos a partir de qualquer microcomputador dentro do Campus do LNCC. Se você for professor, aluno ou funcionário cadastrado do LNCC poderá ter acesso de sua casa através do Acesso Remoto.

- Tentei acessar um artigo de uma revista que está no Portal, mas o sistema está pedindo senha.

A Capes faz diferentes contratos com os diferentes fornecedores dos periódicos e bases de dados que fazem parte do Portal. Os períodos de cobertura são específicos para cada publicação, inclusive de um mesmo editor.

Para saber o período de cobertura de uma determinada revista clique sobre o ícone icone biblioteca ao lado do nome da revista listada no Portal.

Outro fator que deve ser considerado é se a revista faz parte do Portal Capes. Na maioria das vezes em que o usuário faz o acesso a uma publicação via Portal Capes, é direcionado para o portal do editor e passa a ter acesso a todas as revistas por ele editadas, porém o acesso ao texto completo só é permitido para as revistas assinadas pela Capes e para o período de cobertura contratado.

- A página do Portal está fora do ar. Posso entrar direto na página da revista?

Sim. Você pode inclusive acrescentar nos "favoritos" de seu browser o endereço de sua revista favorita clicando no ícone segundo_icone biblioteca ao lado do nome da revista listada no Portal.

15. O que é acesso remoto?
É um serviço disponível para servidores, alunos, e pessoas devidamente autorizadas pela administração do LNCC e que permite o acesso às bases de dados, aos periódicos on-line, livros eletrônicos e a qualquer conteúdo eletrônico adquirido pela Biblioteca, a partir de qualquer computador fora do Campus do LNCC, sem a necessidade de utilizar várias senhas ou uma para cada base de dados.

Para informações de como solicitar este serviço ou como proceder envie uma mensagem para helpdesk@lncc.br

16. Estou tentando baixar um livro da coleção da Springer e não estou conseguindo. O que faço?
Os livros eletrônicos desta coleção e de grande parte dos livros de conteúdo acadêmico, não podem ser "baixados" de uma só vez. Se você desejar imprimir o livro completo ou baixa-lo, será necessário fazer isto capítulo a capítulo.

17. Localizei um artigo no JSTOR, mas não estou conseguindo baixá-lo. O que está acontecendo?
O mais provável é que a revista não faça parte da coleção assinada pelo LNCC.

Para saber se a revista faz parte da coleção que assinamos, siga os seguintes passos:

1) Faça a pesquisa do titulo em "Browse / by Title"
2) Clique no título desejado e depois em "Publication Information".
Em "JSTOR colletion" será informado a coleção (ou coleções) a que o titulo está vinculado.

imagem de exemplo
No exemplo acima a revista "American Naturalist" não permite o acesso aos textos dos últimos cinco anos e faz parte das coleções de biologia, ecologia e botânica, etc...

É preciso ficar ainda atento aos símbolos ao lado do titulo dos periódicos, pois existem títulos que mesmo estando na coleção, não permitem acesso ao texto completo. Nestes casos não é uma restrição ao LNCC, mas à coleção como um todo. Esta restrição é dada pelo editor ou os artigos ainda não foram completamente digitalizados.

- Quais as coleções assinadas pelo LNCC ?

O LNCC assina somente a coleção de biologia. Temos ainda acesso às coleções de "Humanidades e ciências sociais" e "Matemática e estatística" através do Portal de Periódicos da Capes.

18. Como faço para solicitar a elaboração da ficha catalográfica da minha dissertação ou tese?
Envie uma mensagem para library@lncc.br com a sua solicitação e anexe um arquivo com a folha de rosto (a que consta o nome do orientador) e o resumo.

- Qual o prazo para a entrega da ficha catalográfica após o envio de minha solicitação?

O prazo para entrega da ficha catalográfica é de até dois dias úteis.

19. É permitida a entrada com bolsa na Biblioteca?
Não. Bolsas, pastas e sacolas deverão ser deixadas nos armários individuais localizados na entrada da Biblioteca. As chaves dos armários estão disponíveis na recepção da Biblioteca e serão entregues mediante apresentação de documento de identidade.

20. Há penalidade pela não devolução da chave dos armários?
Sim. A perda da chave implica em pagamento da taxa de R$ 10,00 (dez reais).

21. Posso doar livros à Biblioteca?
A Biblioteca do LNCC aceita doações somente de livros e os doadores deverão assinar o "Formulário de Doação", concordando que o material seja incorporado ao acervo ou repassado para outra instituição, caso não seja de interesse para a comunidade do LNCC.


* Todos os formulários citados no texto estão disponíveis na Intranet.

  • Apresentação
  • Consulta ao Acervo
  • Periódicos
  • Livros Eletrônicos
  • JSTOR - Biological Science
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do LNCC
  • Bases de Acesso Restrito
  • Catálogo da Produção
    Científica do LNCC
  • Solicitação de Cópias
  • Duvidas Frequentes
  • Regulamento da Biblioteca
  • Catálogos da Rede Pergamum
  • Equipe
 
 Voltar para o topo
Rodapé

Principal

  • Estrutura Organizacional
  • Corpo Técnico Científico
  • Produção Técnico-Científica
  • Projetos de P & D
  • Mestrado e Doutorado
  • Bolsas de Estudos
  • Seminários
  • Congressos / Escolas / Cursos
  • Biblioteca

Acesso à Informação

  • Institucional
  • Ações e Programas
  • Participação Social
  • Auditorias
  • Receitas e Despesas
  • Licitações, Contratos e Convênios
  • Servidores
  • Informações Classificadas
  • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
  • Perguntas Frequentes
  • Dados Abertos
  • Gestão Documental
  • Agenda do Diretor
  • Carta de serviço ao Cidadão
  • Sobre a Lei de Acesso à Informação
  • Ouvidoria
  • Comissão de Ética
  • Gestão de Riscos
  • Guia de Conduta

Serviços

  • Fale Conosco
  • Assessoria de Comunicação

Redes Sociais

  • Instagram
  • Linkedin
  • Facebook
  • YouTube

Navegação

  • Acessibilidade
  • Mapa do Site

Brasil - Governo Federal   Brasil - Governo Federal