Física do Todo

R. Doria
LNCC
Resumo: Os átomos e os planetas do Universo estariam ligados igual a computadores em rede  ? Embora a Física e a Biologia do século 20 tenham sido ciências fundamentalmente reducionistas, a Informática fala ao contrário.  Reducionismo x Antireducionismo, eis a questão !

A Física contemporânea descobriu cerca de 300 partículas elementares e a sua afirmação está em que o Universo é constituído por suas partes. Contudo outros indícios começam a surgir.  A descoberta em 1929 por Hubble de que o Universo se expande como um todo, a do confinamento dos quarks em 1967, a cosntatação do decaimento das partículas e a evolução da matéria desde o Big Bang são elementos que já respaldeiam a introdução de uma Física do Todo.

A Física do Todo introduz as noções de antireducionismo, não-linearidade e conexão. As suas equações mostram que as partes podem estar inseridas no todo, quem vai para o futuro é o todo e que o todo é maior que as partes e o coletivo.  Introduz a dualidade individual - coletivo e a dualidade absoluto-liberdade.  Surge uma nova lógica em Física.

Uma nova linha de pesquisa chamada Teorias de Gauge Antireducionistas é obtida. É propicia para o estudo de relações entre o simples e o complexo.

Estudando um primeiro caso abeliano,  a luz é reinterpretada e surge um novo eletromagnetismo que estende o de Maxwell.  Equações que atualmente são consideradas constitutivas são reobtidas a partir da noção de conexão.