Grupos de Pesquisas

DEXL

Extreme Data Lab

O Extreme Data Lab é parte da Coordenação de Ciência da Computação do LNCC. Em cooperação com vários institutos no Brasil e no exterior, o DEXL tem por objetivo explorar temas como gerenciamento de dados, técnicas de representação e análise em suporte a aplicações científicas. Atualmente o Laboratório participa em projetos de Astronomia, Bioquímica, Esporte, Bioinformática e Ecologia.

Saiba mais
Hemolab

Laboratório de Modelagem em Hemodinâmica

As atividades centrais do HeMoLab (Hemodynamics Modeling Laboratory) envolvem modelagem e simulação numérica de sistemas fisiológicos, mais especificamente o sistema cardiovascular. O desenvolvimento de softwares é uma preocupação constante do grupo, visando a popularização de ferramentas de modelagem e simulação e a facilitar seu emprego em problemas reais de larga escala.

Saiba mais
Martin

Mecanismos e Arquiteturas de Teleinformática

O laboratório MARTIN abriga um grupo trabalhando em tecnologias de informação e comunicação (TIC) . Atualmente as principais atividades do grupo se concentram em caracterização, modelagem e análise de redes, computação distribuída e arquitetura e modelagem de software.

Saiba mais
LPS

Laboratório de Processamento de Sinais

Criado no início de 2010, no âmbito da Coordenação de Sistemas e Controle do LNCC, o Laboratório de Processamento de Sinais tem como principal objetivo prover no LNCC uma infra-estrutura adequada para pesquisa aplicada em processamento digital de sinais.

Saiba mais
ComCiDis

Computação Científica Distribuída

Desenvolvimento de ambiente de computação científica distribuída. Implantação em nível nacional, integrado por uma infra-estrutura computacional escalável de nuvens, grids e clusters geograficamente distribuídos em diferentes centros do país.

Saiba mais